Um dos fatos mais comuns atualmente é a percepção geral que cada vez temos menos tempo. Gerenciar bem o seu tempo tornou-se algo essencial para a sua produtividade. Mas, quanto do seu tempo de trabalho diário você utiliza para realizar atividades realmente importantes? Quanto tempo você consegue ficar concentrado em uma tarefa?

Com certeza, se você observar atentamente, verá que grande parte do seu dia são tomados por tarefas sem muita importância. Um hábito que te afasta do seu potencial produtivo. A habilidade de se manter concentrado numa determinada tarefa é conhecida pelo termo em inglês deep work, atualmente é uma das capacidades que mais podem contribuir para o seu sucesso profissional e sua qualidade de vida.

Desenvolver este hábito não é uma tarefa fácil, comece devagar. Como qualquer habilidade é preciso de muito treino, pois nossa atenção é constantemente manipulada por forças externas. Manter um foco profundo concentrado em apenas uma tarefa exige dedicação. Para isso será necessário diminuir ou eliminar as atividades superficiais, que ocupam o seu tempo e não trazem benefícios.

O primeiro passo é organizar a sua agenda, reserve um período para ter foco total. Evite todo tipo de distração, o ideal é começar pela manhã. Durante este tempo evite consultar e-mail e as redes sociais. A tecnologia, principalmente os smartphones, geram muitas distrações. O nosso cérebro adora uma interrupção e o trabalho concentrado é considerado entediante. Buscamos sempre novos estímulos, se possível, deixe o celular longe para não cair na tentação.

Ao interromper uma tarefa, nem sempre voltamos ao mesmo nível de concentração e o tempo perdido pode ser grande. Por isso é fundamental gerenciar os consumidores do seu tempo. Evite multitarefas, realizar duas ou mais ações simultaneamente exige mais raciocínio e atenção o que consome mais tempo e induz a erros.

O fundamental é não exagerar, crie um tempo livre para relaxar e não pensar em trabalho. Pratique atividades físicas ao ar livre. Tudo isso é importante para descansar o seu cérebro. Assim você utilizará melhor o seu tempo, com equilíbrio. Sobrando mais tempo para as atividades que são agradáveis.  

Moisés Correia Jr.

 

Comentários do Facebook