Na segunda transmissão ao vivo (ou “live”) do mês em homenagem à mulher, março, a Diretoria de Cultura da Prefeitura de Nova Odessa vai abordar um tema de extrema relevância e utilidade pública: a violência doméstica, ou de gênero.

Nesta quinta-feira, a convidada será Cema Leal, advogada que se especializa há anos nas leis do feminicídio e Maria da Penha e que é inclusive, idealizadora de um projeto sobre a temática, que busca ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade e violência doméstica.

Serão abordados tópicos como: os cinco tipos de violência doméstica – quais são e como identificar; como denunciar os casos; quem pode ser o agressor; quem tem direito à medida protetiva; e o que acontece após a denúncia.

A segunda “live” da série acontece nesta quinta-feira, dia 18/03, às 20h, com transmissão ao vivo pelo Facebook da Prefeitura de Nova Odessa, disponível em https://www.facebook.com/PrefeituradeNovaOdessa.

Segundo o Mapa da Violência de 2015 (um relatório feito por várias organizações conjuntas, como a ONU Mulheres e a Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República), o Brasil ocupa a 5ª posição no ranking mundial em feminicídios.

Em 2020, com a pandemia de Covid-19, essa violência se tornou ainda mais preocupante: de acordo com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o número de crimes contra a mulher cresceu 22% no ano passado, na comparação com o mesmo período do ano anterior.

O Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, divulgou que foram registradas mais de 105 mil denúncias de violência contra a mulher somente nas plataformas do Ligue 180 e do Disque 100.

Próxima e última live acontece:

  • DIA 25/03 – 5ª FEIRA – 20h
    TEMA: Saúde da Mulher
    Roda de conversa com profissionais da Saúde, para falar dos cuidados necessários da mulher em cada etapa e fase da vida.
    CONVIDADAS:
    Yasmin Facina – Nutricionista
    Tatiane Sperchi – Fisioterapeuta
    Débora Souza – Psicóloga

Fonte: site da Prefeitura de Nova Odessa

Comentários do Facebook